Promotor
Yellow Star Company
Sinopse
Durante toda a vida da minha avó ela disse-me que nasceu num sábado de Aleluia, no dia da Revolta da Farinha.
Após a sua morte fui finalmente investigar sobre um facto histórico do dia 4 de Abril de 1931. Mas em vez de encontrar a Revolta da Farinha encontrei a Revolta da Madeira. Ao falar do evento com vários madeirenses percebi que quase nenhum tinha conhecimento de tal revolta, mas todos tinham ouvido falar por alto da Revolta da Farinha.
Partindo da pesquisa de arquivo sobre a Revolta da Madeira e de relatos de madeirenses sobre essa época, este espectáculo explora os vazios da memória entre os factos registados e a tradição oral. Cria-se em cena uma estação de rádio de onde se ouvem notícias que relatam os acontecimentos da revolta, como se estivessem a ocorrer em tempo real. Paralelamente são apresentadas memórias da minha avó e reflexões sobre os acontecimentos noticiados.
Ficha Artística
CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO Sofia Freitas Abreu
VOZ-OFF Isabel Abreu e Marcelo Graça
SONOPLASTIA Carlos Sério
DESENHO DE LUZ Rui Seabra
APOIO À PESQUISA João Abel de Freitas
MATERIAL DE COMUNICAÇÃO Mafalda Miranda Jacinto
FOTOS DE CENA Flávia Montenegro
EXCERTO DO FILME “A Pérola do Atlântico - Madeira” de Heinrich Gartner, cedido pela Cinemateca Portuguesa
RESIDÊNCIAS: A Bruxa Teatro, Clube Atlético de Arroios e Devir Capa
Notas Suplementares
Agradecimentos
Alice Giuliani, Ana Corrêa, Beatriz Wellenkamp Carretas, Cláudia Teixeira, Cid Figueiredo, Colectiva OK, Duarte Banza, Gonçalo Lino Cabral, Henrique Correia, Henrique Castro Martins, Isabel Costa, Ivone Fernandes Jesus, Izabel Nejur, Jaime Abreu, Joana Campelo, Leonardo Garibaldi, Leonor Carretas, Mafalda Miranda Jacinto, Maria José Assunção, Natacha Bulha Costa, Posto Emissor do Funchal, Rúben Jaulino, Tânia Guerreiro, Teresa Freitas, Teresa Vaz, Tiago Carrasco e Vanda Rufo
Preços