Promotor
Município de Lagoa
Breve Introdução
Desde 2003 no Parque Municipal Sítio das Fontes (Estômbar/Lagoa – Algarve) por onde passaram mais de 250 músicos de países como: Portugal, Espanha, França, Itália, Áustria, Brasil, Argentina, Japão, Colômbia, Índia, U.S.A…
Apresentamos projetos de grande qualidade com as mais variadas estéticas e instrumentações mais ou menos convencionais no jazz com alguns dos seus melhores executantes: Harpa, Koto, Harmónica, Cimbalom, Bandoneon, Vibrafone, entre muitos outros. Solos, duos, trios, 4tetos, 5tetos e Big Band.
Uma organização da C.M. de lagoa com produção e cartaz artístico de Joaquim Andrés e António Palma (curadoria e direção artística).
Sinopse
Dia 20
(1ª parte)
Michael Arbenz convida Ricardo Toscano
Michael Arbenz - piano
Ricardo Toscano - saxofones
Um concerto inédito, um encontro entre dois grandes músicos de jazz. Um prestigiado pianista, compositor e professor, nascido em Basel (Suiça) e o saxofonista português Ricardo Toscano com 31 anos (Lisboa).
Biografias:
Michael Arbenz faz parte de uma família de músicos.
Completou o curso de piano clássico e apresentou-se em vários concertos e festivais de música clássica com Pierre Boulez, Paul Sacher, Jürg Wyttenbach, o Ensemble Contrechamps, Hans Zender, entre outros.Entre 1995 e o início dos anos 2000, integra em parceria com o irmão Florian Arbenz, o New Jazz Trio, projeto que dá origem à gravação de 2 álbuns. Glenn Ferris e Marc Johnson são alguns dos prestigiados nomes que integraram o seu trio New Delegation (Intuition 2001).Noutros projetos musicais Michael reuniu músicos de renome internacional como Greg Osby, Wolfgang Puschnig, Muneer B. Fennell, Kent Carter, Matthieu Michel, Dave Liebman,...
Desde 2007 que toca com regularidade com Thomas Lähns e Florian Arbenz “Vein Trio” com um histórico de 13 CD`s editados.
Arbenz é professor de piano na Universidade de Ciências Aplicadas de Lucerna (Suiça).
Ricardo Toscano
Músico com uma forte personalidade e invulgar talento, afirma-se desde muito cedo no panorama jazzístico nacional. Em 2011, com apenas 18 anos ganhou o prestigiado “Prémio Jovens Músicos”. Em 2018 editou o seu 1º trabalho discográfico “Ricardo Toscano 4tet”, um grupo formado em 2013 e que integra João Pedro Coelho no piano, Romeu Tristão no contrabaixo e João Lopes Pereira na bateria, álbum aclamado pela crítica da especialidade.Ricardo apresentou-se em alguns dos mais importantes festivais nacionais e internacionais com destaque para digressões com nomes de relevo do panorama jazzístico internacional, como o baterista Ali Jackson (Wynton Marsalis, Joshua Redman) e o contrabaixista Géraud Portal (Ari Hoenig, Gary Bartz).No seu estilo nota-se a influência e herança afro-americana dos grandes mestres do saxofone alto: a expressividade de Johnny Hodges, a genialidade de Charlie Parker e o destemido som de Jackie McLean.Em 2022 edita o seu 2º disco “Chasing Contradictions” galardoado pelos “Prémios Play” como melhor álbum do ano.
(2ª parte)
4teto de Andrés Barrios
Andrés Barrios - piano e voz
Ruven Ruppik - percussão
Toño de Miguel - contrabaixo
Sara Sánchez - bailarina
Apresenta-se no “Lagoa Jazz Fest” com um concerto único inserido numa tournée mundial: E.U.A., Emirados Árabes Unidos, Brasil, Itália, Alemanha, Colômbia...Andrés Barrios, com apenas 27 anos de idade é considerado um dos expoentes máximos da sua geração. Um pianista com formação clássica, eclético e renovador, com uma linguagem inspirada no flamenco moderno.Foi agraciado com o “Prémio Honorário de Grau Final de Piano” no Conservatório Francisco Guerrero de Sevilha e concluiu os estudos superiores de piano com Ángel Sanzo no Conservatório Superior de Badajoz.Edita o seu 1º trabalho discográfico em 2016 com “Flamenco Vivo”.Em 2018 e participa no “Festival Internacional de Las Minas” onde conquista o prémio de melhor instrumentista numa notável atuação com um repertório de composições originais.Em 2019 apresenta o seu 1º álbum de estúdio “Al Sur Del Jazz” com 11 canções originais e prestigiadas colaborações como: Arcángel, Rocío Márquez, Sandra Carrasco, entre outros.Em 2020 apresenta na Bienal de Flamenco em Sevilha “Universo Lorca” uma visão particular e renovada das canções populares do poeta e dramaturgo Federico Garcia Lorca.Em 2023 estreia-se no Auditório Nacional de Madrid para homenagear o seu ídolo Paco de Lucia.